Um lote de 3000m² com um desnível de 25m em um bairro de Castellón com taxa de ocupação de 50%. Observando-se o lote, vê-se, na realidade, o reflexo de um momento da história dessas terras referente ao século XVII, quando um aumento populacional obrigou a utilização de todos os tipos de terreno, incluindo casos como este, de grande inclinação, através do escalonamento com muros de pedras. O posterior abandono da área permitiu o crescimento de árvores, principalmente alfarrobeiras e pinos.
Nossa postura foi de respeito absoluto. A construção deveria respeitar o terreno, portanto optou-se por um sistema construtivo pré-fabricado que se colocaria sobre o terreno praticamente sem tocá-lo, sem derrubar árvores e aproveitando os platôs existentes, que foram reconstruídos, onde haviam sido danificados, com as mesmas pedras e a mesma técnica.
Parte da casa – garagem e áreas auxiliares – se encontra enterrada, outra parte está acima do terreno natural com vegetação nativa. Assim o nível superior, com acesso por uma rampa é um monta cargas para veículos que leva até a garagem situada 13m abaixo do nível de acesso, se comunica com a residência em seus dois níveis. Tudo isso permanece oculto à vista.
Na construção, buscando-se diminuir o impacto sobre o terreno, optou-se por uma estrutura metálica pré-fabricada e transportada até a obra em grandes peças que foram montadas sobre 3 pilares metálicos duplos em forma de V. A parte posterior se apóia sobre um platô de pedra existente. Toda a construção deste elemento suspenso foi feita com elementos leves e secos. A fachada, composta por várias camadas, tem um acabamento exterior em chapa metálica ondulada, especialmente desenhada para evitar reflexos e o aquecimento, graças às sombras projetadas pelas dobras.
A grande abertura frontal, voltada para magníficas vistas, apresenta as proporções adequadas para permitir a insolação de inverno e proteger do sol do verão. Os painéis de aquecimento solar, com tubos à vácuo, sobre a cobertura garantem quase constantemente água quente para uso sanitário e para calefação por piso radiante, instalado abaixo de um estrado de madeira. As correntes de ar que cruzam o pátio, se aproveitando das diferentes orientações, permitem reduzir o consumo de ar condicionado, que, no entanto, foi também instalado.
O pátio intermediário permite o acesso por baixo da casa e, ao mesmo tempo, orientar todos os ambientes para o sol e para as vistas. Toda a casa se desenvolve ao redor deste pátio, permitindo seu percurso total. Esta é uma casa com pátio, mas também possui outras características. Ele é o centro e permite todo tipo de vistas, relaciona todos os espaços, e adiciona muitas superfícies à casa, no entanto, não é acessível nem está situado no mesmo plano da casa; não engloba a residência, visto que lhe escapa por baixo.
No grande espaço frontal, que abriga a cozinha, a sala de jantar e o quarto principal, o sistema construtivo se faz evidente, estando à mostra tanto os pilares em V quanto a estrutura da cobertura, formada por suportes metálicos que apóiam uma chapa ondulada sobre a qual se constrói a cobertura. Tudo isso pintado de branco e iluminado por leds.